"Hay hombres que luchan un dia y son buenos
Hay otros que luchan um año y son mejores
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos
Pero hay los que luchan toda la vida
Esos son los imprescindibles"
(Bertolt Brecht)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campanha de apoio ao Jornal JÁ – Pelo direito à informação.

Informativo JÁ na sua versão online:

http://issuu.com/ctiburski/docs/ja-25anos?mode=embed&layout=http://skin.issuu.com/v/light/layout.xml&showFlipBtn=true

Campanha de apoio ao Jornal JÁ – Pelo direito à informação.


Há um mês foi criado o Movimento Resistência JÁ – formado por cerca de 50 jornalistas e cartunistas, com a finalidade de dar visibilidade à crise que ameaça o Jornal JÁ, promover ações que garantam a sua sustentabilidade e, ao mesmo tempo, discutir o direito da cidadania à informação.

A crise do JÁ se agravou recentemente, quando, depois de intervir financeiramente no jornal, uma decisão judicial bloqueou os bens pessoais de seus diretores. As medidas judiciais visam a garantir o pagamento de indenização por dano moral à família do ex-governador Germano Rigotto, pela repercussão de matéria publicada em 2001. O jornal foi absolvido no processo crime por injúria, mas condenado num segundo processo por dano moral. A ação foi movida pela mãe do ex-governador, Julieta Rigotto.

O Movimento protesta contra a pressão financeira que sufoca o jornal, mas quer discutir principalmente o direito da população a ser informada por diferentes fontes de informação, numa pluralidade democrática. “O sentido é chamar a atenção para a situação do JÁ, que não é única”, afirma Elmar Bones, diretor do jornal. Sua tese é que existe um déficit de informação sobre o que realmente acontece.

Há, também, um ambiente hostil a pequenos projetos, como o do JÁ. Os jornais de bairro crescem em todos os lugares, não em Porto Alegre. Dos quase 50 existentes, atualmente, são menos que 20. As verbas publicitárias são concentradas nas grandes corporações e não há espaço para os pequenos projetos.

Para tanto, além de defendemos a existência de políticas públicas capazes de incentivar os pequenos projetos, buscamos como alternativa uma campanha pública para garantir a sobrevivência do Jornal JÁ e a continuidade de uma informação comprometida com a formação da cidadania.

Neste sentido encaminhamos nossa proposta de assinatura ao JÁ, ressaltando que o pagamento será feito, via doc, somente após o assinante receber a primeira edição do jornal. Basta preencher os dados em anexo e retornar para esse e-mail ou diretamente para jaeditores@gmail.com.

Movimento Resistência JÁ

ASSINATURA

Nome:

Endereço;

CEP:

Cidade:

Estado:

Email:

Telefones:

Endereço para entrega do jornal e cobrança:


( ) Opção 1 - 10 edições: R$50,00

( ) Opção 2 - 20 edições: R$100,00